Proposta Pedagógica

POR Direção Escolar 13/01/2017

Proposta pedagógica

Proposta Pedagógica

 


A metodologia de ensino e aprendizagem da Educação Adventista pautou-se pelas concepções filosóficas e pelos objetivos a que se propõe, conforme o pensamento hebraico-oriental e o modelo de Jesus, o Mestre por excelência.

Princípios Metodológicos

Integração fé e ensino

  • Estímulo ao espírito de investigação, reflexão e criatividade.
  • Conhecimento da realidade do educando como ponto de partida. 
  • Relação teoria-prática. 
  • Interação Afetiva 
  • Ensino de valores 
  • Respeito à unicidade do educando. 
  • Espírito cooperativo. 
  • Interdisciplinaridade.

Objetivos na Educação Infantil

A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: 

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; 
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita ) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente à elas e valorizando a diversidade.

Objetivos no Ensino Fundamental

A formação Básica do Cidadão mediante:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo  e a formação de atitudes e valores.
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
  • O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços da solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
  • Cada ano letivo terá a duração mínima de duzentos dias. Será facultada aos alunos a utilização de instalações e equipamentos disponíveis no período oposto, para atividades especiais de enriquecimento de ensino  -  aprendizagem.

Objetivos no Ensino Médio

O Ensino Médio tem por objetivo completar a etapa final da educação básica, mediante:

  • A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade as novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

O curso está estruturado em regime de progressão seriada, com duração de três Anos anuais, totalizando um mínimo de 3.270 horas. As aulas serão ministradas em tempo parcial e terão duração de quarenta e cinco minutos, com  sete aulas diárias e  intervalo de vinte minutos diários para recreio. Cada ano letivo terá a duração mínima de quarenta semanas de cinco dias. Será facultado aos alunos a utilização de instalações e equipamentos disponíveis no período oposto, para atividades especiais de  enriquecimento do ensino – aprendizagem.